quarta-feira, 11 de abril de 2012

Eu querooo!!!!

Meninas, dizem que o fator casamento mexe com a gente né?
E eu acho que mexe mesmo, porque ainda nem marquei a data e estou APAIXONADA por um conjunto de panelas da Tramontina, já quase comprei duas vezes, mas estou me segurando, ai olhando na net ontem vi este outro azul que eu achei lindo (este eu acho que posso até ganhar de presente, mas o outro).
Deixa eu mostrá-los para vocês ai vocês me falam se não é lindo.



Este virou meu sonho de consumo
Tramontina My lovely kitchen
 feito em alumínio com revestimentos interno
antiaderente Starflon e externo em poliéster


Este eu achei muito lindo,
Conjunto de Panelas Victoria Azul Starflon
Revestimento interno em antiaderente Starflon Plus e externo em poliéster siliconado

 

 












O problema é o seguinte, eu não sei nada de panelas e minha sogra me disse ontem que não compensava comprar (o conjunto marrom) porque dá trabalho para limpar (não pode limpar de qualquer jeito e com o tempo perde a cor). Mas eu nunca quís tanto na minha casinha como esse conjunto e quando vi o azul, também me apaixonei. E ai meninas alguém tem algum conjunto neste material? Dá trabalho mesmo?

Bom pesquisei um pouco na net sobre limpeza de panelas e achei uma matéria bem interessante:

 Acerte na limpeza
A melhor forma de higienizar qualquer tipo de panela é utilizar a parte amarela da esponja dupla-face, com detergente neutro e enxaguar bem. Nunca utilize palha de aço, porque ela danifica a maioria dos revestimentos. Essas dicas valem para todos os tipos, mas é importante lembrar que cada uma possui uma particularidade. 
Tipos de Panelas
1- Antiaderente
Nada mais é do que uma panela de alumínio revestida com um polímero chamado politetrafluoretileno (PTFE), mais conhecido pelos nomes comerciais como teflon® e T-FAL®. A principal vantagem é que ela dispensa o uso de óleos ou outras gorduras, tornando a refeição mais saudável. É uma ótima panela, desde que seu revestimento esteja intacto - sem o alumínio à mostra -, mas não deve ser colocada diretamente no fogo, sem nenhum alimento dentro, pois isso prejudica sua durabilidade. Outras recomendações importantes incluem a utilização de colheres de plástico e sua imediata substituição assim que aparecerem arranhões. "Esse tipo de revestimento suporta uma temperatura de até 250ºC, o valor do cozimento normal dos alimentos, mas a panela deve ser deixada de lado quando falamos de fritura, onde a temperatura é muita elevada e pode haver a formação de substâncias cancerígenas, como as aminas heterocíclicas", ressalta a nutricionista Patrícia Davidson. (desta parte que não pode usar para fritura eu não sabia...)

2- Esmaltada
Atrai pela estética, é leve e durante o cozimento não libera nenhum material perigoso ou tóxico. Mas, se começar a soltar alguma parte do esmalte, que é vitrificado sobre o aço, há o perigo de contaminação. Por isso, é importante sempre ficar atento ao seu tempo de uso.

3- Ferro
São muito mais pesadas, não deformam com o calor e conservam melhor os alimentos durante o preparo, resultando em mais sabor e economia no gás. A panela pode liberar resíduos de ferro nos ingredientes cozidos, o que a torna interessante para os vegetarianos, que podem se prevenir da anemia provocada pela deficiência do mineral, comum nas pessoas que não comem carne. Mas esse tipo pede cuidados extras na higienização: após a lavagem, é importante enxugá-la bem e guardá-la untada com óleo para evitar que enferruje.

4- Panela de pressão
Utilizada para o cozimento rápido de alimentos, como legumes, carnes e feijão, é um tipo liberado pelos especialistas. Em relação à conservação dos nutrientes, não diferencia em relação às panelas convencionais, só possui a vantagem de ser mais rápida. Hoje, no mercado, já existem opções de aço inoxidável, que são mais caras, porém com ótima durabilidade.

5- Cobre
Caras e raras de se ver, são muito utilizadas para preparo de doces em calda. Por ter a superfície interna revestida de politetrafluoretileno (PTFE), titânio ou aço inoxidável, não permite aderência ao fundo. Na hora de lavar, use detergente neutro com uma esponja macia.

6- Barro
Não é nada comum nos lares brasileiros, mas, pelo seu papel na história das panelas, não pode ser esquecida. Foi a primeira a ser utilizada pela facilidade de se conseguir o barro. No Estado do Espírito Santo, já foram encontradas algumas com mais de 400 anos. Para o uso, também deve ser preparada antes, com duas colheres de azeite de oliva por dentro, deixando-a no fogo até que o óleo queime com fumaça preta. Após este cuidado, está liberada para o uso. O ideal é reservá-la para pratos especiais como uma boa moqueca de frutos do mar.

7- Vidro: a mais indicada
Por não conter nenhum tipo de metal em sua composição, ela foi escolhida o melhor tipo de panela, segundo os especialistas ouvidos nesta matéria. Outra vantagem é que, como os alimentos não grudam no vidro, a lavagem e a desinfecção ficam mais fáceis. A panela ainda é a única que pode ser utilizada no fogão e depois ser armazenada na geladeira sem nenhum dano aos alimentos. Mas, para se cozinhar, o fogo deve estar sempre baixo, porque ela esquenta muito rápido. Infelizmente é um dos tipos mais caros do mercado e, por ser bastante pesada, pede cuidado no manuseio.

8- Alumínio
Ela está presente na maioria dos lares brasileiros e pode ser usada no preparo de vários tipos de alimentos. No entanto, Patrícia Davidson reprova sua utilização: "Quanto mais nova a panela, mais ela libera o metal. É por essa razão que, antes do uso, é necessário fervê-la com água, três vezes seguidas". Outro problema está relacionado ao ato de arear, um dos principais responsáveis pela migração do alumínio para os alimentos. "Aquelas manchas escuras que ninguém gosta de deixar na panela atuam como uma proteção", alerta Camillo Leijoto, ressaltando que as panelas velhas facilitam a liberação do metal.

9- Cerâmica
Não é muito comum. Suporta bem a lavagem após o uso e é de fácil manuseio. Mas, se for usá-la, sempre a observe bem por dentro: a pintura pode conter chumbo e cádmio, elementos altamente tóxicos.

10- Pedra sabão
Deixa a comida muito saborosa, pois conserva o calor. Como são pesadas, deve-se tomar cuidado com o manuseio. A cada uso é preciso prepará-la antes: besunte-a por dentro e por fora com azeite de oliva, encha-a com água e coloque no forno a 180ºC durante duas horas.

11- Inox
Indicada por especialistas como um utensílio seguro, é uma boa escolha para o dia a dia. É composta pelos metais ferro, cromo e níquel. Esses dois últimos são tóxicos, mas a liberação da panela de inox é pequena e não traz prejuízos à saúde. "Mesmo assim, se a panela for nova, é bom fervê-la com água de 3 a 4 vezes antes de usar para que a migração dos metais seja diminuída no cozimento dos alimentos", afirma Patrícia.

Nossa quantos materiais diferentes existem... e ai vocês já decidiram qual irão usar?

Beijos


13 comentários:

  1. Eu sou loucaa por esse conjunto de panelas *-*

    Então, eu moro em indianopolis cm mh tia e o meu amor no Jd Angela! *-*

    Podemos nos encontrar qualquer dia e fofocar sobre casamento!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho q como é revestimento com o tempo pode descascar um pouco sim. Tem q ter cuidado para lavar para não riscar, como qualquer panela de teflon. Mas pelo menos a Tramontina é uma ótima marca, só compro dela e as minhas tem durado bem. Na verdade eu só tinha as de inox, mas vi que a de teflon vale a pena ter e comprei tb, pq parece que esquenta menos as laterais e corre menos risco de queimar a comida rsrs.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Minha prima falou que vai me dar estas panelas, eu as estou namorando já faz tempo! Nem sabia que tinha tanto tipo de panela, hahaha
    Adorei a dica linda!!
    bjão!

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse marronzinho, mais tb ja me falaram que nao é bom... Mais eu vou comprar pelo menos uma panela, to loucaaa por um rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse marronzinho, mais tb ja me falaram que nao é bom... Mais eu vou comprar pelo menos uma panela, to loucaaa por um rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog! Gostei muito!

    ResponderExcluir
  7. as minhas panelinhas são vermelhas da marca Micaza em ferro com antiaderente, alça de inox e tampa de vidro(que confusão) rsrs
    Esse conjunto da Tramontina também já foi minha paixão.

    bjokaas

    ResponderExcluir
  8. Oi, amiga!
    Não é querendo te desanimar não mas para mim essas decoradas não compensam... são lindas de viver, mas vão ficar com essa pintura sempre linda por pouquissimo tempo!
    Eu ganhei um conjunto de frigideiras decoradas da Tramontina, eram a coisa mais linda! Na primeira vez que usei, o fundo dela manchou, não deixei queimar e nem nada e nunca mais limpou!
    Minha cunhada comprou esse primeiro conjunto e disse que usou só a chaleira e aconteceu a mesma coisa!
    Eu peguei minha outra frigideira nova e preguei na parede da coisa, de enfeite! rs

    As que eu uso são de aço inox da Tramontina e eu gosto mto, só tem que tomar cuidado pq esquentam demais então pode acabar queimando, mas são ótima!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Ai Su realmente são lindas,eu tenho um desses conjuntos mais ainda não usei da dó kkkk!!!

    Beijoss!!

    ResponderExcluir
  10. Su,
    que lindoooooooooooooooooo!
    Ah! Ainda tá um pouquinho longe para eu casar, mas fico já vendo as coisas e imaginando tudo...
    Nossa me apaixonei por esse conjunto Tramontina My lovely kitchen.
    Tbm querooo. rsrsrrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Suzana!
    É uma fofura esses jogos de panelas!! Deixa a cozinha cheia de charme, não é?
    Bom, no meu casamento, tive a sorte de ganhar vários tipos de jogos de panelas. Tenho esmaltada, antiaderente, de alumínio e de inox. Amo todas. Porém, a esmaltada, utilizo apenas para o cozimento de legumes, massas, etc. Frituras nem pensar. A de inox é ótima também para cozinhar, pois retém o calor e o cozimento é mais rápido. Não faço muita fritura aqui em casa, então prefiro a antiaderente para grelhar carne, frango, etc. O arroz gosto de fazer na de alumínio, porque acho que deixa o arroz mais soltinho! Ah, sei lá! Pode ser mania!hehehe Dona de casa tem umas manias.... você vai ter as suas!!hehehe E aos poucos vai pegando "intimidade" e preferências à algumas panelas!!rsrs
    Beijos, Laine.

    ResponderExcluir
  12. As panelas marrons sao lindas...ja tinha visto elas...e fiquei encantada tbm...
    parabens pelo blog...passa la no meu...vou amar sua visita...bjo

    http://simplesmente-nise.blogspot.com.br/

    Estou te seguindo...

    ResponderExcluir
  13. Oi Suzana! Td bem? Como foi de páscoa ?? :)

    Nossa, essas panelas são lindas (as com rosa) e existe tanto tipo né? rsrs


    beijooo

    ResponderExcluir

Deixem o seu comentário, vou adorar ler o que tem para me dizer... Ah e volte sempre!!! A sua visita me deixa muito feliz