terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Parto e amamentação

Oi gente. To tentando aparecer mais frequente, mas tá difícil, Nick tá gripado, primeiro resfriado do meu gatinho, então to me dedicando a ele.

Mas essa semana eu li uma postagem no Instagram que me revoltou. Tá esse post pode dar polêmica, mas já vou deixar claro que sou uma pessoa entendida das coisas e sei da importância de amamentar, mas também sei que amamentar não é uma questão de querer. Quando eu engravidei eu falava que iria amamentar até os 6 meses exclusivamente, coisa que só aconteceu por alguns dias.
No post que eu li, uma mãe dizia que estava se esforçando para amamentar pq estava percebendo que o leite tinha diminuído e falava que a mulher tinha que assumir que amamentar era cansativo, e que quando deixava de fazer a culpa era dela, que não tinha se esforçado que tinha sido preguiçosa que isso e aquilo.

Bom vou deixar claro aqui que eu sonhei em amamentar, mas meu leite que era pouco secou quando o Nick tinha 3 meses, também conheço histórias de mães que queriam amamentar e o bebê não quis mais.

Bom essa história de que toda mãe tem que amamentar já me irrita, o povo coloca como se a mãe que não amamenta ama menos o filho, e a verdade não é bem essa. E quem não amamentou exclusivo sabe o quanto isso dói.

Bom vamos aos suspostos motivos de eu não ter amamentado...

Quando eu estava com 32 semanas fui fazer um doppler no hospital em que eu fazia pré Natal, na hora o médico detectou uma resistência maior em uma das minhas artérias e quis me internar, como eu teria meu filho na rede particular e meu pra Natal era na pública, pedi para falar com o meu médico e esse na mesma hora me falou pra ir ao hospital que teria meu bebê e falou para alguém "reserva uma uti", na hora passou um filme, liguei pro meu esposo e fui cheguei lá. Fiquei internada para observação em quarto normal, porém a médico que me atendeu disse que meu filho nasceria até o final da semana, isso era uma terça feira...
E lá se foram 10 dias, fazendo exames, ultras todos os dias, cardiotocos, o Ronny se mudou para o hospital ia trabalhar e voltava.
Quando completei 34 semanas minha médica me falou pra aguentar firme, pra ter paciência, pois do jeito que estava meu bebê  nasceria com 37 semanas. Claro que eu aguentava. No dia seguinte, ela sentiu na minha cama e me falou que a equipe médica achou melhor o Nickolas nascer,que ele era um bebê viável, e que meu parto seria no dia seguinte as 10hs, só não faria meu parto naquela hora porque eu tinha tomado clexane e após as 23hs ela teria um compromisso. Eu seria monitorada durante a noite e qualquer alteração o plantonista faria o meu parto. Eu estava sozinha, tremi de medo, rezei e esperei o que Deus me reservava. No primeiro cardio pra monitorar, o coração do Nick deu uma queda e 10 minutos depois o plantonista  subiu e falou que faria meu parto que era melhor não arriscar. Então meu parto que há um dia seria para 3 semanas, estava mudando para de madrugada e com plantonista.
Meu filho nasceu às 2h, chorou, me mostraram de longe, foram limpa-lo, e me mostraram novamente. Eu não tive meu filho em meu colo, no meu peito, na foto com o pai, não sentimos o nosso cheiro. Só vim ver meu filho novamente às 7hs da manhã através de um vídeo que o Ronny fez dele na uti, só consegui ir ve-lo, às 16hs quando passou enfim os efeitos da anestesia.
Entrei naquela sala cheia de incubadora, me mostraram qual era meu filho, isso não fui junto com meu marido, so entrava um por vez. Olhei ele através daquele bercinho de vidro até que me disseram que poderia tocá-lo, quando fiz isso ele segurou meu dedo, e ali eu tive certeza que tudo faria certo.
Nick nasceu soltando uma secreção, sujeira,e isso durou 5 dias. 5 dias sem tomar leite, se alimentando por ainda no braço.
Fiquei 5 dias sem pega-lo no colo. E quando fazia era por minutos. Ia visita-lo todo dia, acordava 4:30 e voltava para casa as 0h. Tomava um banho, deitava e estava pronta pra rotina, levava canjica pra comer la. Diziam que aumentava o leite. Ia para o banco de leite 3x ao dia e tinha uma bomba me sugando. No hospital tem a sala das mães um lugar onde tem umas poltronas, TV,geladeira e la descansamos e trocamos energias  com as outras mães.
Nick só veio mamar com 20 dias, um dia depois começou com mamadeira. E com 29 dias teve alta, nisso a minha produção de leite q nunca foi boa ja estava baixa.

Resumindo q o post ficou enorme:
Passei pela história de quando perdi a Cacah.
Meu parto foi feito as pressas
Não peguei meu filho após o parto no colo
Só peguei-o no colo com 5 dias
Via todo dia seu peso subindo e descendo
Não dormi direito
Não tive resguardo
Não me alimentei direito
Tomei remédio pra aumentar o leite inclusive tarja preta

Então não me venha com falar que não amamentei porque não quis, porque fui egoísta e só pensei em mim

Desculpa meninas o super post. Mas resumi tudo.

Beijos


 

4 comentários:

  1. Oi!
    Complicado sair julgando as pessoas sem saber da história né?
    Cada mãe sabe o que é melhor para seu filho.
    Deixa pra lá flor!
    Tenha uma quarta cheia de paz!
    Bjs

    Femme Digital

    ResponderExcluir
  2. No seu caso minha flor, teve motivos e vc fez tudo q pode ao seu alcanse, infelizmente CONHEÇO mães que tem preguiça, maes que preferem beber e deixar de amamentar. Existe sim um certo preconceito, infelizmente a tantas mães que tem leite e se recusam a amamentar. Mas no seu caso ninguem deveriza ousar a criticar ou palpitar.
    vcs são guerreiros
    fiquem com Deus bj

    ResponderExcluir
  3. Olá Su, tudo bem?
    Que bom que vc voltou. Eu acompanho vc pelo Facebook e seu Baby esta lindo! Parabéns pela maer que vc é!
    Bjs
    Nandynha!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Su.
    Sera que lembra de mim?
    Voltei com o blog. Deu saudade desse mundo rsrs
    Estou visitando uns blogs e lembrei de vc.
    Parabens pelo seu filho. Ele esta lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixem o seu comentário, vou adorar ler o que tem para me dizer... Ah e volte sempre!!! A sua visita me deixa muito feliz