sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Lista de Casamento - Parte II

Oi minhas lindas,

Fiquei muito feliz com os elogios ao meu vestido, confesso que amei demais ele, mas vou seguir os conselhos da linda da Shis não vou ficar olhando muito ele, para acabar não enjoando.

Gente hoje eu quero falar mais um pouquinho da tão "criticada" lista de presentes, é descobri que muita gente acha tremenda falta de etiqueta convidar e mandar o cartãozinho da loja de presentes (confesso que jé pensei assim), mas li em um site que a seguinte explicação para o presente do casamento: "o casamento é o momento em que duas pessoas que se amam, estão celebrando ao lado das pessoas queridas o início de uma nova vida, então uma forma dos convidados demonstrarem que estão feliz com esta união é presenteando os noivos", gostei muito desta explicação. Claro que ninguém é obrigado a ir um casamento e levar presente, alias o presente é algo dado com carinho e não porque todo mundo tem que levar.
E para facilitar a vida dos convidados, e a dos noivos existe a lista de presentes, pois desta forma os convidados podem comprar o que os noivos querem e precisam, do jeito que estão querendo, e os noivos correm menos riscos de receber presentes repetidos e recebem aqueles que realmente queriam.
Claro que muitos convidados não se baseiam na lista de presentes, compram aquilo que eles querem dar e por isto muitas lojas facilitam a troca dos presentes.

Existem umas dicas bem legais para a construção desta lista:
Quantas devem ser feitas?
Não existe uma regra de quantas devem ser feitas, o melhor é que sejam de duas a três e que entre elas pelo menos uma seja feita em loja física, afinal não são todos os convidados que se sentem a vontade de fazer compras pela internet. Também é legal fazer em lojas virtuais, assim aquele seu convidado super atarefado, pode comprar pela internet, sem precisar mudar toda a rotina.

Posso pedir coisas iguais em locais diferentes?
Bom não é aconselhado, porque assim você corre o risco de ganhar dois presentes, mas pode sim, afinal existem pessoas que preferem comprar na loja A e não na B e desta forma você não corre o risco de ficar sem aquele presente que tanto queria. Por isso muita atenção na política de troca das lojas, e também nas compras que seus convidados estão fazendo, a maioria das lojas permite que vc acompanhe o que está sendo comprado, ai se você ver que já compraram um produto que está repetido é só retirá-lo da outra lista. Claro que é legal ser surpreendida, mas pode dar uma conferida às vezes né?

Como escolher os itens?
O ideal é ir em uma loja e ver os itens de perto, se possível ir com alguém como mãe ou sogra que conheçam melhor os produtos e possam dizer o que realmente é necessário, não esquecer que os presentes são para a nova casa, então os noivos devem fazê-la juntos. Não escolha itens muito barato, nem muito caro, pensem com carinho nos presentes, e nas condições dos seus convidados, o valor mais alto entre os presentes pode ser baseado no valor que você daria para o seu melhor amigo. Peça aquilo que realmente queira ganhar e não algo que achou bonitinho.

Posso enviar cartãozinho junto com o convite?
Pode. Afinal muitos dos seus convidados irão te perguntar se tem, a lista facilita a vida de quem quer te presentear e não está escrito que a entrada no seu casamento será a nota fiscal (rssss), mas se você não se sentir a vontade pode também fazer a lista e deixar mãe, sogra, madrinhas, tias, avisadas dos locais onde estão a lista, ou ainda esta semana recebi uma dica bem legal da Mari (obrigada viu), é o seguinte, quem não quiser enviar o cartãozinho pode fazer um site dos noivos e colocar uma mensagem parecida com esta aqui oh: " Para confirmar sua presença, visualizar o mapa e consultar a nossa lista de presentes acesse nosso site" (e hoje tá rolando vários sorteios na blogosfera de sites de noivos hein)...
E a última dica, para o post não ficar maior do que está já está. Vou colocar sugestões de presentes para a lista.

Presentes para padrinhos: aparelho de jantar, Home theather, faqueiro para ocasiões especiais, fogão, geladeira, , máquina de lavar roupa, televisão, micro-ondas, etc.

Eletrodomésticos: aspirador de pó, batedeira, cafeteira, mixer/centrífuga, circulador de ar/ventilador, churrasqueira elétrica, espremedor de frutas, ferro de passar, liquidificador, miniforno elétrico...

Mesa: aparelho de fondue, bandeja, copos para licor, copos para o dia-a-dia, conjunto para bolo, faqueiro para uso diário, jogo de café, jogo de jantar para o dia-a-dia, jogo de taças...

Utensílios de cozinha: Assadeiras (redonda, retangular, grande, pequena -especifique), conjunto de facas de cozinha, frigideira, jogo de panelas, jogo de travessas de cerâmica, panela de pressão, travessas refratárias.


Espero ter ajudado!

Beijos

12 comentários:

  1. O mais importante de tudo isso Su, é que vc não deixe absolutamente NADA que tenha vontade de fazer para trás, porque este dia é único e não vai voltar mais... então REALIZE TUDO QUE TEM VONTADE, sem se preocupar com nada.
    As pessoas que te amam vão embarcar com você em qualquer idéia e de coração.

    Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu super amei as dicas... muito legal fazer e depois deixar publicado no site dos noivos...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu absolutamente amo quando o convite vem com lista de presentes... Ajuda tanto a decidir que presente dar... Pelo menos eu faço questão de presentear os noivos :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Quando fui entregar meus convites todos sempre perguntavam... Onde tá o cartãozinho da loja? Só depois que viam que estava escondidinho junto com os convites individuais. Então essa história de que é feio colocar é boato de gente 'rica e fresca' rs...

    Ahhhh eu não consegui ver a tempo o vestidón... q puxa....

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post flor

    Eu também pensava assim mais mudei a minha opinião acho que a lista de presente serve para não ganharmos presentes repetidos e além disso tem convidado que já ia perguntar mesmo oq eu queriamos ganhar dai so facilita tendo a lista em algumas lojas neh

    beijos flor

    ResponderExcluir
  6. Estou fazendo minha lista e é um pé no saco viu rsrsr !!! Mas acho super conveniente hoje no mundo que vivemos os convidados entenderem essa questão dos presentes !!
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Eu acho as listas super práticas e assim o convidado não corre o risco de dar algo repetido ou que os noivos não gostem. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. As ideias são ótimas.
    Eu não coloquei cartão no convite não, fiz site de noivos e lá coloquei as listas. Então, o site foi colocado no final do convite e deu super certo... achei mais discreto e todo mundo amou :)
    Beijoss
    Elaine

    www.bhcasamentos.com

    ResponderExcluir
  9. Esta dica da Mari é excelente hein...otimo post...bjo

    ResponderExcluir
  10. Flor, aquela pousada se chama pousada laguna, fica em Cabo frio, ela é bem baratinha mais é muito aconchegante. Tem uma das meninas que fica na recepção que é um doce, ela resolve qualquer parada rsrs
    A gente ficou no quarto golfinho é um pouco mais caro mais vale super apena pq a vista é indescritivel... nos casamos na época de alta temporada então foi mais caro dependendo da data do seu casamento seja bem mais em conta... na pousada eles oferecem um passeio de barco para uns lugares em arraial do cabo LINDISSIMO 30 reais cada com bebida liberada, nós gostamos muito e queremo sum dia voltar lá.

    ResponderExcluir
  11. Achei super legal as dicas Su, fiz a minha essa fim de semana e mandei pra minha sogra e minha tia irem colocá-la nas lojas físicas! :D

    Fica com Deus linda! :*

    ResponderExcluir
  12. Não que eu ache deselegante colocar a lista junto com o convite, mas gosto mais da ideia de divulgá-la no site ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixem o seu comentário, vou adorar ler o que tem para me dizer... Ah e volte sempre!!! A sua visita me deixa muito feliz