quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mitos e verdades no banho do recém-nascido

Oi meninas como estão?
Bom eu estou ótima, tentando manter a ansiedade controlada, mas vc´s já sabem como é uma mãe que espera por um filho há um ano né?

Então como agora eu sou definitivamente tentante, resolvi que agora não preciso mais ficar me preocupando em mostrar que procuro coisas sobre gravidez como uma louca...rsss
E encontrei um blog da Maternidade Santa Joana (onde se Deus quiser terei meus babys). E lá tem cada dica, então resolvi compartilhar com vocês.
imagem tirada do site: Big 1 News "tem mais informações sobre a hora do banho

(vamos conferir as dicas da enfermeira Thalita Halasc, do hospital e Maternidade Santa Joana)

Bebê pode ficar sem tomar banho por mais de um dia.
Isso é um mito. Nos dias mais frios, não é preciso dar banhos todos os dias no recém-nascido, pois ele não se suja muito. Mas isso é uma exceção. ”O bebê tem que tomar banho rápido, mas todos os dias. Pode dar até duas vezes por dia se quiser”, explica. No caso de bebês que engatinham, essa rigidez deve ser ainda maior.

É melhor dar banho à noite.
É verdade. Embora não tenha um horário específico para banhar o pequeno, os pais podem usar esse artifício para colocar o bebê na cama. ”O horário ideal de banho é à noite. É importante estabelecer uma rotina, mas, se você der sempre de manhã, ele não vai associar o banho com a hora de dormir. À noite, o bebê relaxa e ele tem uma sensação de que vai dormir”, acrescenta a enfermeira.

Água do banho é água do chuveiro.
É verdade. Você não precisa ferver ou filtrar a água do banho do nenê. “A temperatura da água é em torno de 36º, aquilo que conseguimos suportar com o pulso. O bebê está acostumado com a água, então, pode colocar uma quantidade razoável de água na banheira para cobri-lo até a barriga.”

Não preciso lavar a cabeça todos os dias.
Isso é um mito. É importante sempre lavar a cabeça do recém-nascido, pois ele tem uma oleosidade maior na pele.

Bebês podem usar produtos de adultos.
Isso é outro mito importante de ser esclarecido. Recém-nascidos devem usar produtos específicos para a idade deles. Além disso, não devemos usar bucha no bebê, nem vegetal, nem sintética.

Bebês podem usar hidratantes ou óleos.
É verdade. “Pode usar creme hidratante ou óleo, pois o bebê desidrata muito fácil e perde muita água pela pele. Use, principalmente, quando fizer massagem nele”, diz a enfermeira.

Duas crianças pequenas podem dividir o mesmo sabonete.
É verdade. Não há problemas em relação a isso. Bebês gêmeos também podem tomar banho juntos, se a mãe conseguir fazer isso ao mesmo tempo.

Não pode usar o chuveirinho.
Isso é um mito. “Para usar o chuveirinho, depende muito da segurança da mãe e da aceitação do bebê. 
Não tem restrição de idade”, explica.

Banho de balde é indicado.
É verdade. “É excelente se você tiver segurança para dar, se achar uma boa posição confortável. O bebê relaxa bastante, pois a ideia é reproduzir o ambiente do útero. Isso diminui os espasmos e deixa o bebê mais seguro”, finaliza.

 Bom espero que estas dicas ajudem... 
Estou adorando as dicas do blog.

E não esqueçam quem puder fazer a doação para a nossa linda Gi, por favor gente, eles estão precisando de doadores.

Beijos,

12 comentários:

  1. Poxa, quanta coisa... Preciso mostrar pra minha irmã rsrs.. Minha sobrinha tem 5 meses :D
    Adorei.
    Bjs
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Suuuu adorei o post! rsrs

    Mesmo eu não tendo um baby me ajudou bastante, pois tinha várias dúvidas sobre o banho do neném, acho que vou ser uma mão bem medrosa hahaha

    Estarei orando pela pequena Gi.

    BJss

    ResponderExcluir
  3. Nossa tinha muito mito que achava que era verdade! hahahaha
    Bjos
    Kizzy
    www.donakizzy.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas! Bjocas!! Rose. Http://sonhofilho. Blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Su, ótimas dicas...
    Eu quero dar um banho na Helena, mas morro de medo rsrsrsrrs

    Tem selinho pra vc lá no blog.

    beijocas,
    Blog Casamento Marcado
    Fan Page Casamento Marcado
    Blog mecasei.com

    ResponderExcluir
  6. Ai que ótimas dicas, tem algumas aí que eu não sabia, mas é bom se informar, assim, já vamos ficando preparadas.
    Eu sou super a favor do banho de balde, mas tem que ter uma experiência e tanto! Agora, do chuveirinho não, pq não tenho como controlar a temperatura, pois amo banho quente, daqueles que baixam a pressão e a gente sai do banheiro correndo pra deitar na cama, tonta, com a cabeça doendo e tremendo, é...ainda passo por isso kkk.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas Su =)
    Se Deus quiser logo logo seus bebês estarão aí!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Su adorei as dicas!!
    E eu estou querendo adaptar no comecinho o balde, amigas me falaram que acalma mesmo o bebê !!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas! Hoje mesmo estava falando para a minha prima que estou morrendo de medo da hora do banho, pq não sei nem por onde começar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Su, minha amiga lida!!! As suas dicas são perfeitas, vou mostrar para uma amiga minha!!
    Saudades!!

    http://ahistoriadeumatreinante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, não preciso nem dizer que ameeei, né... rsrs
    Não sabia que era melhor dar banho a noite, mas faz sentido né... rsrs fica como um ritual pra hora de dormir...

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixem o seu comentário, vou adorar ler o que tem para me dizer... Ah e volte sempre!!! A sua visita me deixa muito feliz