quinta-feira, 17 de abril de 2014

Sindrome de Hellp eu tive - parte 2

E aí gostaram das informações?
Agora vou falar mais um pouquinho tá?

Como diagnosticar?
A Sindrome de Hellp é diagnosticada, através de exames laboratoriais e clínicos (ela é caracterizada principalmente por três fatores: destruição dos glóbulos vermelhos pelo rompimento da membrana plasmática; elevação das enzimas hepáticas e baixa contagem de plaquetas (eu tive tudo alterado nos meus exames de sangue, principalmente a proteína na urina e minhas plaquetas que começaram a gravidez com 248.000 estavam com 48.000).

Qual é o tratamento?
O tratamento é fazer o parto mais rápido, o médico pode induzir o trabalho de parto com agentes específicos ou programar uma cesariana antecipada, ele pode também optar por repouso absoluto, ingestão de líquidos, e monitoração cuidadosa, dando ao bebê tempo para amadurecer. (no meu caso o médico optou pela indução do parto normal, pois disse que a bebê estava muito pequena e uma cesárea no meu caso, poderia prejudicar meu útero a ponto de eu engravidar e não conseguir segurar o bebê até o final da gravidez, ocorrendo um rompimento do útero. E tivemos que tirar a bebê pois eu estava correndo risco de vida, não foi uma opção, entre eu ou ela, foi uma opção para me salvar, nada mais poderia ser feito por ela, dói muito, meu marido consegue falar que precisamos fazer um  aborto, eu não consigo digo que foi indução do parto, mas é a mesma coisa).

Quem pode desenvolver?
As mulheres com maior predisposição para desenvolver a doença são as que sofrem de doenças crônicas do coração e rim, pacientes com diabetes e lúpus. (aqui está a explicação do que eu acho que aconteceu, eu tinha uma pré disposição a desenvolver a síndrome, hipertensão não é fator determinante, muito pelo contrário ela acontece na maioria dos casos em mulheres que desenvolveram hipertensão na gravidez, porém minhas médicas podiam ter se atentado a isto).

A síndrome de hellp não pode ser prevenida, no entanto o diagnóstico precoce aumenta as chances de sobrevivência da mãe e do bebê, por isto é muito importante o acompanhamento por um obstetra que cuide de gravidez de alto risco. (ou seja, não tem como saber se terei novamente, se será mais fraco, ou mais forte, se terei outra perda, a única coisa que sei é que fazendo um bom pré-natal, a síndrome será diagnosticada mais facilmente e poderei ter sucesso, mas nada é garantia, uma menina do grupo do face, estava super acompanhada, tomando a medicação correta, e mesmo assim desenvolveu a síndrome de forma assintomática, e perdeu a bebê e quase a vida)

Fontes: http://guiadobebe.uol.com.br/sindrome-de-hellp/
http://www.bolsademulher.com/familia/sindrome-hellp/

Bom meninas, sei que este post ficou enorme, mas acho interessante falar para vocês o pouco que pesquisei. Já que infelizmente esta síndrome é tão nova, e poucos médicos dominam sobre o assunto, a minha antiga GO me abandonou completamente. 

O que eu penso sobre tudo?
Bom fui acompanhada por uma obstetra e por uma cardiologista, até a 20ª semana minha pressão estava controlada, quando apareceram os sintomas, mais graves, fui tratada como algo normal (sendo que a pré-eclampsia aparece depois da 20ª semana), eu no fundo sinto que tive pré-eclampsia que foi se agravando pela falta de atenção. O que me dói é saber que eu podia ter seguido meu instinto, eu não queria acreditar que algo estava acontecendo, confiei nas médicas, tirei todo o sal, fiz repouso não tanto quanto precisava, mas mais do que me pediram. Acredito sim, que tive um quadro de agravamento de pré-eclampsia e não uma doença associada, como a trombofilia (conto em outro post sobre esta também). 

Depois de ler muito, e saber que ainda tenho um útero funcionando, um marido que me ama, e um sonho a realizar, e um anjo que é um médico que se disponibilizou a cuidar da minha gravidez (é digo se disponibilizou, pois ele apareceu quando precisei, e o cara é uma fera em gravidez deste tipo, e atende poucos pacientes, ele é professor e estudioso no assunto), eu decidi que NÃO VOU DESISTIR, acredito que Deus me deu esta chance, me deu o caminho e agora é tentar novamente, quantas vezes forem necessárias, sei dos riscos, inclusive para mim, mas quero tentar, não vejo a hora de ser liberada, podem me chamar de louca, falar que eu podia esperar mais, porém eu confio em DEUS primeiramente, e neste médico de que ano que vem terei um bebê dentro de casa, não consigo mais imaginar como será minha gravidez, ou como será o enxoval, o momento do parto, só consigo imaginar na emoção que vou sentir entrando dentro de casa com o meu bebê no colo, isto sim, será  a minha maior vitória, porque agora não me preocupo em se conseguirei engravidar, mas sim, em se conseguirei levar a gravidez até o final.

Próximo passo... mês que vem volto no médico, ele me disse que pedirá alguns exames, mas me garantiu que posso sim engravidar, que terei meus filhos, sim ele me disse que posso tentar os dois que eu quero e quantos mais querer, mas ele acha 2 um número bom...rsss.
Este médico é super atencioso, calmo, e o melhor me passou muita segurança e confiança, que Deus permita que ele continue assim até me entregar meu bebê nos braços.

DEUS ME DISSE QUE DESTA VEZ SERÁ DIFERENTE, E EU ESTOU ACREDITANDO NISTO.

12 comentários:

  1. Isso ai nega, não desista. Em breve vc terá seu bebê em seus braços para dar todo o amor que vc tem guardado. Creia nisso, a Bíblia conta a história de uma mulher chamada Ana, ela não podia ter filhos e orou com fé ao Senhor que lhe deu um menino forte e tornou-se um grande profeta em Israel. A fé move montanhas e faz o impossível acontecer, continue crendo e o melhor de Deus chegará para a sua vida. Tome posse e assuma a posição de mais que vencedora, pois Cristo te torna assim.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post..certamente vai ajudar muita gente !Bjo!
    maeemulher1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Flor, cuide-se, e deixe tudo nas mãos de Deus pois Ele não faz nada por acaso!!!
    Será diferente, tenha fé sempreee!!!!
    Realmente toda mulher precisa saber disso..fazer exames..
    Deus vai te ajudar e cumprir o desejo do seu coração ^^

    beijos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Su, esses últimos dois posts são um super alerta e de grande ajuda sim, quando vc postou no Face e eu vi seu vídeo, desconfiei que vc tivesse tido esse problema, pq no Google apareceram algumas coisas, bem poucas, mas apareceram.
    Eu acho que vc pode sim ter seus bebês, pq para Deus nada é impossível e tudo tem algo a nos ensinar, no seu caso, acho que te tornou uma mulher mais forte e atenta, que passou a conhecer melhor seu corpo.
    Torço por vc minha linda (e tu tá linda mesmo viu!!!), fé em Deus, muito amor e cuide-se sempre!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Lendo toda esta explicação lembro dos seus relatos...das suas queixas....bom..mas fico contente em saber que vc encontrou um medico que podera te ajudar de vdd...e com a benção de Deus vc tera seu bebezinho...bjo

    ResponderExcluir
  6. Su, se Deus te falou que desta vez será diferente, então será. Porque Deus não homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa. Deus é Fiel. Gostei do post, várias coisas das quais não conhecia. Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Oi Su, adorei as informações, sem duvidas trouxe mtos esclarecimentos.
    Olha, coloca nas mãos de Deus a vida deste médico, que o Senhor possa operar maravilhas em sua vida através da vida deste homem. Oro ainda para que na próxima gravidez não te haja nenhum preocupação, que seja uma linda gestação e q vc repouse nos braços de Deus enquanto gera seu bb, como já te disse antes a preocupação só nos atrapalha. Fica com Deus flor!

    ResponderExcluir
  8. Então creia linda pois quando Ele fala pode assumir
    E que bom todos seus posts alertando outras pessoas

    ResponderExcluir
  9. Se Deus falou acredita Su e toma posse da benção.

    ResponderExcluir
  10. Olha eu aqui de novo, vim responder seu comentário lá no blog.
    O Max é o caçula, só que ele é uma mistura com labrador, aí, pelo tamanho, todo mundo pensa que ele é mais velho que o Nick, ele tem 6 anos e o Nick tem 8, na personalidade deles dá pra ver quem é o mais novo kkk, Nick é um senhor chatinho e mandão, o Max é molecão e mais carinhoso.
    Eu ando como vc, quero fazer as coisas de decor por aqui e ao mesmo tempo, eu não quero ter trabalho, somos doidinhas???

    Bjs e boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  11. Como a Paloma falou acima, tome posse pois a vitória já é sua... Eu acredito em milagres Su, e eu sei que o seu milagre vai chegar e tudo que vc passou vai servir de testemunho, para aqueles que não acreditam no poder do nosso Deus... Confia no Senhor e tudo Ele fará por vc!
    Abraço apertado amiga!
    Bjos e bjos

    ResponderExcluir
  12. Isso mesmo, não desista! E estude bastante, se informe, confie nos seus instintos e continue assim, linda e com a cabeça erguida!
    Beijos
    Rita

    ResponderExcluir

Deixem o seu comentário, vou adorar ler o que tem para me dizer... Ah e volte sempre!!! A sua visita me deixa muito feliz